fbpx
Carros

Volkswagen Gol: 8 gerações de um carro que marcou o Brasil

O Volkswagen Gol possui uma longa e importante história no Brasil. Líder do mercado por 27 anos, com as opções esportiva e populares, foi nomeado como um dos carros mais queridos no país.

Primordialmente, o carro era comercializado com motor de 1.300 a ar, sendo lançado no dia 8 de maio no ano de 1980. Assim o Volkswagen Gol se tornava um símbolo de robustez e resistência da marca alemã.

Além de tudo, o modelo oferecia alguns toques europeus em sua estética e foi um dos primeiros carros a optar pelo uso de amortecedores do tipo McPherson. Desta forma, no seu histórico é possível encontrar marcas excelentes, recordes e inovações de muita importância.

Com o passar dos anos, foram diversas versões marcantes, por isso, preparamos esse post para apresentar todas as gerações do Volkswagen Gol.

Confira o nosso artigo até o final e fique por dentro do assunto.

As gerações do Volkswagen Gol

Geração 1 – 1980 a 1984

Gol GTI da Retornar. Ele marcou presença e fez muito sucesso.
Gol GTI da Retornar. Ele marcou presença e fez muito sucesso.

Sobretudo, a primeira geração do Volkswagen Gol tinha 42 cavalos e 9,2 kgfm de torque, câmbio com 4 marchas, ficou em linha por 14 anos, sofrendo algumas mudanças. Vale lembrar que o motor dessa geração, era uma variação do que era usado no fusca.

Assim, o Gol era oferecido com uma carroceria hatch, tendo suas versões S e L, contendo duas portas ambas. Além de tudo, foi ainda nessa primeira geração que o Volkswagen Gol se tornou um dos carros mais desejados.

Nos dias atuais, possuir os carros Gol Copa, GT, GTS e GTI, ainda são o desejo de muitos colecionadores. Esse modelo desenvolvido no Brasil, teve seu custo aproximado de US $1 Bilhão, sendo o primeiro carro brasileiro a ser exportado, além de ser o primeiro nacional a possuir injeção eletrônica, desenvolvido na versão GTI.

E é claro, por ser o primeiro, nós tivemos o prazer de ter uma edição em nossa garagem. Dê uma olhada no Gol Geração 1 da Retornar.

E você pode conhecer mais sobre este modelo clicando neste link: Gol GTi, um clássico dos anos 90

Geração 2 – 1994 a 1999

Gol Geração 2
Licença de Imagem: Flickr

Em primeiro lugar, a 2ª geração do Volkswagen Gol, era marcada pela primeira grande transformação. O design arredondado inovador, rapidamente recebeu um apelido de “bolinha”. O carro era mais espaçoso, com um porta-malas maior, mais segurança, além de ter um nível de ruído bem menor.

Ainda mais, no projeto do Volkswagen Gol, já contava com os novos padrões mundiais de proteção ambiental, materiais recicláveis e produtos naturais. Consequentemente, em 1998, o modelo “bolinha” é desenvolvido em sua versão 4 portas, devido à nova tendência do mercado.

Além da versão GTI esportiva, “bolinha” foi produzido na versão Rolling Stones, com apenas 12 mil unidades.

Geração 3 – 1999 a 2005

Gol G3
Foto Divulgação Volkwsagen

Em seguida, a 3ª geração também ficou marcada, porém, devido a uma grande reforma. Agora, com o lançamento em maio de 1999, o carro apresentava novas linhas, com um aspecto mais esportivo.

Além de tudo, o modelo Volkswagen Gol da 3ª geração, recebia ainda mais atenção, pois a sua segurança era ainda maior, possuía menores folgas nas junções dos painéis da carroceria e ainda usava chapas zincadas, que eram resistentes à ferrugem.

Desta forma, se tornava o primeiro carro do segmento, no país, a oferecer uma garantia ao consumidor de 5 anos contra corrosão. No ano de 2001, o Gol superou o Fusca e se tornou o carro mais vendido no Brasil, atingindo a marca de 4 milhões de unidades vendidas.

Geração 4 – 2005 a 2008

Gol geração 4
Gol Geração 4 – Foto Divulgação Volkswagen

Posteriormente, a 4ª geração do Volkswagen Gol, teve início no mês de agosto de 2005, lançado com um novo visual e alguns pontos que não agradam o consumidor. O seu design era mais arredondado, com a dianteira destacando o elemento em “V”, que se encaixava com a identidade mundial da marca.

Entretanto, o principal ponto de crítica foi o seu acabamento interno. No Gol 3ª geração, o quadrado de instrumentos que contava os quilômetros e a velocidade, era bem separado, além de possuir uma iluminação azul.

Já o da 4ª geração, apresentou um painel mais simples, com difícil leitura, pois se utilizava um único aro. Ainda mais, o acabamento ficou mais simples devido à retirada dos revestimentos em tecido das portas, agora, sendo totalmente em plástico.

Geração 5 – 2008 a 2012

Gol Geração 5
Gol Geração 5 – Foto Divulgação Volkswagen

A 5ª geração do Volkswagen Gol, teve início em junho de 2008, sendo um carro com todos os erros de acabamento corrigidos e com as suas qualidades de sempre positivas. Porém, o novo modelo ganhou uma plataforma inovadora, com o motor e o câmbio na transversal, maior altura e largura.

Então, com o novo design, a carroceria ficou mais curta, o carro se tornou ainda mais estável, pela nova suspensão e o sistema de direção, até mesmo inspirado nos do Polo, tornando o modelo superior à Geração 4.

Já em julho de 2012, o Gol ganhou a atualização do visual atual, alinhando-se com a nova identidade visual da marca, com um destaque principal para os faróis e lanternas com um formato quadrado, com inspiração nos modelos do Polo europeu, além de ter uma nova arquitetura eletrônica.

Geração 6 – 2012 a 2016

Gol Geração 6
Foto Dilvulgação Volkwagen

No caso da geração 6, o Volkswagen Gol ficou marcada pelo impressionante número de produção, chegando a 10 milhões de unidades produzidas da família Gol.

Entretanto, com o seu desenho acertado e um ótimo nível de equipamentos, o valor ficou mais alto e, consequentemente, perdeu a liderança de vendas em 2014, que era seu lugar desde 1987.

Geração 7 – 2016 a 2018

Em seguida, o Volkswagen Gol da 7ª geração, teve poucas mudanças, sendo a mais alarmante debaixo do capô. Agora, o Gol retirava o motor 1.0 de quatro cilindros e optou por um 1.0 de três cilindros, com o lançamento no VW Up.

Geração 8 – 2018 aos dias atuais

Gol Geração 8
Gol Geração 8 – Foto Divulgação Volwswagen

Por fim, em 2018 era a terceira reestilização da 3ª geração, e assim, o Gol ganhou a primeira vez a opção de câmbio automático contendo 6 marchas. Além disso, os faróis ficaram maiores, parecidos aos utilizados na Saveiro.

Atualmente, a sua versão mais atualizada é vendida em três versões, sendo a 1.0 com um valor um pouco mais baixo, quando equipado com o motor 1.6 e câmbio automático, com um valor mais elevado.

Conclusão

Definitivamente, o Volkswagen Gol por muitos anos, foi e ainda é, bastante conhecido, além de ter sido líder no mercado por 27 anos consecutivos.

Quer ganhar um clássico incrível e cheio de história como o GOL? Confira nossas promoções, adquira agora mesmo o seu e-book e concorra.

Jeep Renegade da Retornar

Você de Renegade 0KM!

Já se imaginou andando de carro do ano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *