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Carros

Restaurar carros antigos: saiba quais os melhores modelos

Alguns carros marcaram tanta a nossa história que são procurados ainda hoje, para restaurar e então valer um bom dinheiro.

Inclusive, para você que quer começar neste universo, fizemos um artigo explicando quais são os primeiros passos para comprar um carro antigo: Carro antigo: dicas de como comprar

Além disso, restaurar carros antigos não é só uma forma de ganhar dinheiro, é uma paixão de trazer uma joia a sua glória novamente.

Neste texto você verá os melhores carros antigos para restaurar. Acompanhe!

Melhores carros para restaurar

Já ficou claro que os carros antigos são uma paixão, tanto nossa quanto de muitos de vocês, ou até mais do que isso, muitos desses veículos conseguiram transformar gerações, moldaram estilos, ditaram moda e com isso, ganharam o apreço de milhares mundo afora.

Por isso, restaurar um carro vai muito além de um passatempo ou investimento, se trata de uma arte.

Mas não vai pensando que qualquer carro vai ficar bacana, ou que até seria possível.

Estamos falando de carros BEM antigos, alguns que as peças precisariam ser encomendadas completamente artesanal!

No entanto, escolher o carro certo poderá tornar todo esse processo ainda melhor aproveitado! Sabendo de todas as dificuldades que envolvem restaurar carros antigos, preparamos este texto com algumas sugestões.

Nesta lista você verá carros que valem a pena serem restaurados, pois unimos as informações como baixo custo de compra, alto índice de busca e claro, o estilo que os compradores mais procuram. Tornando a busca por peças um pouco mais fácil.

Continue lendo para conhecer os melhores carros para restaurar:

1. Chevrolet Opala

Para restaurar: opala
Opala Diplomata (crédito de imagem: Car Blog)

Parente distante do americano Impala, o Chevrolet Opala marcou uma geração, sendo um favorito de colecionadores de veículos.

Ao comparar com modelos como Landau e Galaxie, o Opala foi considerado um carro compacto.

Um verdadeiro ícone nacional, fabricado entre 1968 a 1992, seu primeiro modelo contava com duas versões: uma com 125 cavalos de potência e motor de 3.8 seis cilindros e outro com 80 cavalos e 2,5 quatro cilindros de motor.

A versão mais famosa no Brasil é o Opala SS, de 1970, que já tivemos aqui na Retornar. Veja as imagens:

Você pode conferir mais sobre o Opala Comodoro clicando neste link: 3 curiosidades que NINGUÉM te contou sobre o Opala Comodoro

O Opala contava com um visual mais muscle car e um ronco de motor com presença, chamando a atenção de todos na rua.

Caravan e Diplomata são outras versões que são procuradas por colecionadores.

Em média a sua restauração dura três meses, dependendo do estado do veículo a disponibilidade de recursos, encomenda de peças e mão de obra.

No entanto, cuidado o Opala, chamado de “banheira”, não é exatamente um carro econômico, pelo contrário o beberrão pode consumir 4,8 km/l de gasolina dentro da cidade e 7,9 km/l em rodovias.

2. VW Fusca

Restaurar: VW Fusca
Volkswagen Fusca (crédito de imagem: Pinterest)

Não precisa muita explicação sobre o porquê restaurar um Fusca, trata-se de um ícone sem igual.

Já se tornou unanimidade, todos tem um carinho especial por este modelo, especialmente se estiver em bom estado e com peças originais devido a seu charme único!

Apelidado de besouro, devido a seu formato atípico, é um carro que se tornou um símbolo.

Popular, útil e compacto, possui baixa e simples manutenção para restauradores de veículos, pode ser encontrado a partir do valor de R$ 3.500,00, dependendo muito do estado de conservação do mesmo.

O Fusca possui um motor clássico boxer de 4 cilindros, 1100 cavalos, sendo que os últimos modelos tinham até 1600cc.

Seu design funcional é fruto de Ferdinand Porsche, da fábrica Porsche. Seu objetivo era tornar o Fusca o carro do povo!

Em alemão, “Volks significa “povo” e “wagen “carro”, dando partida a uma grande montadora, Volkswagen.

Um fusca em bom estado e compeças originais, principalmente placa preta, pode alcançar altos valores, de R$ 30.000,00 a R$ 50.000,00. Valores mais altos já foram encontrados, como este modelo aqui:

Exemplar raro atinge recorde e é leiloado por MEIO MILHÃO!

Principalmente os modelos de 81 e 82 podem custar muito caro, o suficiente para comprar uma casa!

O Fusca GL contava ainda com alguns adicionais como rádio, vidro de trás basculante, encostos de cabeça dianteiros e frisos de borracha nos para-choques.

Aqui na Retornar tivemos um lindo Fusca que, definitivamente, mexeu com os nossos corações. Confira detalhes do Fusca da Retornar:

3. Chevrolet Chevette

Para reformar: chevette
Chevette (crédito de imagem: Garagem 360)

Produzido de 1983 a 1988, possui preços atraentes, principalmente a versão de 1983, que apesar de não ser a versão mais lembrada ainda possui uma traseira robusta e peculiar.

É um modelo que trouxe novidades aos veículos Chevrolet, como a coluna de direção torta em relação aos pedais e banco, que ainda é utilizado atualmente em carros como o Corsa.

Seu desempenho possui boa estabilidade em curvas, como resultado de uma direção precisa, um entre-eixos curto e câmbio manual preciso e macio.

Sua potência variava do ano, por exemplo, o Chevette 87 contava com motor 1.6 com 73 cilindradas.

Uma boa opção para restaurar!

4. Fiat 147

Para restaurar: Fiat 147
Fiat 147 (crédito de imagem: AutoPapo)

O apelidado carinhosamente de Cachacinha, Fiat 147 foi o primeiro carro movido a álcool do mundo. Tendo sido baseado no italiano Fiat 127, era revolucionário para a época em que foi lançado.

Também foi pioneiro entre os carros nacionais a usar um motor transversal.

Além disso, é um carro leve, com menos de 800 kg, compensando no comportamento dinâmico e destaque para sua ergonomia, com muitos comandados localizados no painel.

Mas a atenção dos colecionadores se dá principalmente pelo seu design marcante e único.

No entanto, seu ponto negativo fica para a transmissão manual de quatro marchas que era pesada e com engates duros e poucos precisos, o que não necessariamente é um problema para colecionadores.

Fica a dica sobre mais esta relíquia para ser restaurado!

5. Ford Maverick 4 cilindros

para restaurar: maverick
Maverick 4CIL (crédito de imagem: Mega Clássicos)

O Maverick V8 é um ícone e sinônimo de potência até hoje, mas até mesmo sua versão 4 cilindros tem potência até dizer chega. É um carro com o típico formato imponente de um muscle car.

Certamente, não é um carro para quem se importa com barulho. Trata-se de um carro para desfilar em um domingo e apreciar seu interior, que ainda hoje é considerando bonito e sofisticado.

Restaurar um Maverick envolve duas emoções muito fortes: Ansiedade para terminar e Felicidade por viver este momento!

Da uma olhada no Maverick que passou por aqui e mexeu com todas as nossas estruturas:

6. VW Gol GTS

para restaurar: gol gts
Gol GTS (crédito de imagem: Volkswagen Divulgação)

Esse ganhou muitos apelidos: Gol quadrado, Gol chaleira, entre outros. Foi vendido no Brasil por mais de duas décadas. Quando o assunto é Gol, muitos preferem o GTS ao GTI ou outras versões, por seu design afinado.

Suas lanternas traseiras, luzes de neblina e faróis mais largos chamavam – e ainda chama –, a atenção.

O modelo ainda conta com jogo de rodas diferenciado, spoiler traseiro, para-choques proeminete e molduras laterais.

Com uma proposta mais esportiva, o som do motor 1.8 e potência de 99 cv enganava, pois o propulsor gerava até 110 cv.

De todos os modelos que temos para mostrar, uma das dicas que vale a pena guardar é: desfrute deste momento!

Cada peça de um carro clássico, conta uma história. São peças que deram início ao mundo que conhecemos hoje. Tecnologias muitas vezes consideradas primitivas mas que de certa forma, estavam afrente de seu tempo!

A emoção que um carro clássica nos permite ter é ÚNICA!

Para uns, pode ser a emoção de ter em mãos uma raridade, para outros é a emoção da velocidade. O ronco causado por esses carros despertam lembranças que muitas vezes ficaram esquecidas.

No entanto, temos alguns cientistas até que defendem a ideia de que o despertar dessas lembranças afetivas aumenta a produção de oxitocina, mais conhecido como o hormônio da felicidade!

Que tal descobrir se essa teoria é real ao ter uma lenda norte-americana na sua garagem?

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